expos      txts      e-books     bio

Don’t you (forget about me)


Rafael Alonso
[26 de dezembro de 2017]



Rafael Alonso possui uma pesquisa de mais de dez anos como artista visual e explora especificamente a pintura e a cor. Nascido e criado em Niterói, seu trabalho dialoga com diferentes tradições do que se convencionou chamar de “pintura abstrata”. Além de experimentar diversas maneiras de abordar a planaridade da pintura e sua relação com o corpo humano – chegando mesmo a obras tridimensionais e à apropriação de objetos utilitários que recebem cores -, o artista também utiliza diferentes recortes e materiais para aplicar faixas de cor que nos últimos anos saltam aos olhos devido ao seu alto contraste. A produção de Alonso tem um olho nos livros de história da arte e outro nas calças de ginástica estampadas – e, sim, é possível propor remixes entre esses dois universos.

Em “Don’t you (forget about me)”, o artista compartilha com o público do MAC-Niterói uma série de sete gravuras digitais que vem de seu interesse na relação entre pintura e paisagem. Essa série estabelece uma referência tanto com a cultura visual típica das décadas de 1980 e 1990 – justamente o período de sua passagem da infância para a vida adulta -, quanto também com a paisagem que o público vê na varanda – ou seja, as imagens da própria cidade de Niterói.



Ao optar por não mostrar suas habituais pinturas e compartilhar com o público, pela primeira vez, imagens feitas digitalmente e impressas, a tradição dos cartazes de turismo e de cinema tão comuns aos nos 1980 é ecoada pelas imagens. O próprio título da exposição – advindo de uma famosa música da banda Simple Minds, de 1985 – dá o tom dessa certa nostalgia colorida, mas com uma pontada de humor ácido típica de seu trabalho. Pode-se sair de Niterói, mas ousar esquecer de sua cultura visual de balneário certamente é difícil.


(texto curatorial escrito com Pablo León de la Barra e relativo à exposição "Don't you (forget about me)", de Rafael Alonso, realizada no MAC-Niterói entre 21 de outubro e 08 de fevereiro)
© 2020, Raphael Fonseca | Todos os direitos reservados.