expos      txts      e-books     bio


[english here]

Raphael Fonseca nasceu no Rio de Janeiro, Brasil e vive em Denver, nos Estados Unidos. Trabalha como curador de arte moderna e contemporânea latino-americana no Denver Art Museum. Curador-chefe da 14ª Bienal do Mercosul, a acontecer em março de 2025. Parte do grupo de curadores da 3ª Counterpublic Triennial, a ser realizada em St. Louis, Estados Unidos, em 2026. Foi incluído na lista de 100 pessoas mais influentes das artes visuais globalmente pela revista ArtReview, em 2023 e 2024.

[raphaelfonseca@gmail.com]

[entrevistas aqui e ali]
[críticas publicadas sobre alguns projetos]

É pesquisador da interseção entre curadoria, história da arte, crítica e educação. Doutor em Crítica e História da Arte pela UERJ. Mestre em História da Arte pela UNICAMP. Graduado e licenciado em História da Arte pela UERJ.

Recebeu o Prêmio Marcantonio Vilaça de curadoria (2015), o prêmio de curadoria do Centro Cultural São Paulo (2017) e recebeu uma bolsa da Andy Warhol Foundation para a exposição “Who tells a tale, adds a tail” (Denver Art Museum, 2022).  Recebeu apoio da Teiger Foundation, nos Estados Unidos, para a pesquisa em volta de Roberto Gil de Montes, a se materializar em uma exposição co-curada por Rita González, entre o LACMA e o Denver Art Museum em 2027.

Curador residente do Institute Contemporary Arts Singapore (2019) e da Manchester School of Art (2016).

Jurado do Nohl Fellowshiop (Milwaukee, 2024), da Cisneros Fontanals Art Foundation (Miami, 2024), do Charlotte Street Visual Artists Award 2023 (Kansas City), do Toby’s Prize 2023, do MOCA Cleveland e do Pérez Prize 2023 (Peréz Art Museum, Miami). Integrante do comitê curatorial de seleção da Bienal Videobrasil (2019 e 2022). Jurado do Prêmio Pipa (Brasil, 2019) e do Prêmio Mariano Aguilera (Quito, Equador, 2017). Participante do comitê de indicação do Prêmio Pipa (2018, 2020, 2021 e 2023). Integrante do comitê de seleção do 2º Salão Mabri (Britânia, 2020) e do Edital de Cultura SESC RJ 2022/23. Autor convidado para o catálogo da 32a Bienal de São Paulo (2016).
 
Entre seus projetos, destaque para “Fullgás: artes visuais e anos 1980 no Brasil” (Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, 2024); “Sandra Vásquez de La Horra: os vulcões despertos” (Denver Art Museum, Estados Unidos, 2024); “A memória é uma ilha de edição” (22ª Bienal SESC_Videobrasil, São Paulo, 2023, co-curadoria de Renée Akitelek Mboya); “Botar fé” (8º Bolsa Pampulha, Brasil, co-curadoria de Amanda Carneiro, 2022); “Who tells a tale adds a tail” (Denver Art Museum, EUA, 2022); “The silence of tired tongues” (Framer Framed, Amsterdã, Holanda, 2022); “Raio-que-o-parta: ficções do moderno no Brasil” (SESC 24 de Maio, São Paulo, 2022); “Garganta” (Centro Internacional de Arte José de Guimarães, Guimarães, Portugal, 2022); “Sweat” (Haus der Kunst, Munique, Alemanha, co-curadoria de Anna Schneider, 2021); “Vaivém” (CCBB SP, DF, RJ e MG, 2019-2020); “Lost and found” (ICA Singapore, 2019); “A vida renasce, sempre - Sonia Gomes” (MAC Niterói, 2018); “Regina Vater – Oxalá que dê bom tempo” (MAC Niterói, 2017); “Bestiário” (Centro Cultural São Paulo, 2017); “Dura lex sed lex” (Centro Cultural Parque de España, Rosario, Argentina, co-curadoria de Juliana Gontijo, 2017); “Reply all” (Grosvenor Gallery, Manchester, Inglaterra, 2016); “Deslize” (Museu de Arte do Rio, 2014); “Água mole, pedra dura” (1a Bienal do Barro, Caruaru, 2014) e “City as a process” (Ural Federal University, II Ural Industrial Biennial, Ekaterinburgo, Rússia, 2012).

Acompanhou artistas em projetos de residência diferentes como o 8º Bolsa Pampulha (Belo Horizonte, 2022, com Amanda Carneiro), o Trampolim (Goiânia, 2018) e o Panapaná (João Pessoa, 2018). Além disso, colaborou como tutor da curadora Ania Freer, em programa de residência para curadores e escritores organizado pelo NLS Kingston (Jamaica, 2019).

Tem textos publicados em livros, catálogos e periódicos especializados como a ArtNexus, Terremoto!, ArtReview, Folha de São Paulo, dentre outros.
© 2024, Raphael Fonseca | Todos os direitos reservados.